Os Elementos






Os elementos clássicos são uma característica-chave da visão de mundo na Wicca. Toda força ou forma manifestada é vista como uma maneira de expressar um dos quatro elementos arquetípicos, que são: Terra, Ar, Fogo e Água.

Na Wicca acredita-se também que tudo que existe pode ser veículo de manifestação de um ou de vários elementos combinados. Esta doutrina é igual a de outras religiões, como a Teosofia e a Golden Dawn, que por sua vez foram influenciados pelo sistema Hindu de Tattvas. 

Não há consenso quanto à natureza exata desses elementos, pois alguns sustentam a antiga concepção grega de que há elementos correspondentes à matéria (terra) e energia (fogo), com outros elementos de mediação (água, ar), relacionados com as fases da matéria (misturas de fogo / terra). Aristóteles propôs um quinto elemento ou quinta essência, o espírito (éter, akasha). 

Os cinco pontos do pentagrama freqüentemente simbolizam, dentre outras coisas, os quatro elementos. Ficando o espírito sempre no topo. Na Wicca, o pentagrama é o símbolo mais comumente associado e utilizado para invocar os elementos e geralmente é circunscrito dentro de um círculo mágico.

O pentagrama utilizado com a ponta para cima está emanando as energias do espírito e o de ponta para baixo (espírito ficando embaixo) indica que o bruxo que receber energias para ele, por isso, é muito utilizado em rituais de iniciação, passagem e consagração.

Erroneamente, as pessoas associaram o pentagrama invertido a bruxaria negra, mas na realidade, para os wiccanos isto não faz sentido, primeiro porque não se pratica o mal em razão da Lei de Três, em segundo lugar, o wiccano estaria invocando o mal para si mesmo.

No círculo mágico os quatro elementos são visualizados como colaboradores e influenciadores associados aos quatro pontos cardeais: Ar no leste, Fogo no Sul, Água no Oeste e Terra no Norte. Podem ocorrer variações entre os grupos, especialmente no hemisfério Sul do planeta Terra, pois deve-se atribuir os símbolos (entre outras coisas) de acordo com o trajeto do sol pelo céu durante o dia, ou pela lua durante a noite, dependendo do ritual e do feitiço.

Por exemplo, no hemisfério Sul o Sol atinge o seu ponto mais quente na parte norte do céu, e ao norte é a direção dos Trópicos, de modo que este é comumente o sentido dado ao fogo.  

Os elementos são forças sutis, que se manifestam em todas as coisas e os bruxos utilizam isto a seu favor, trabalhando os elementos. Por exemplo, um feitiço de amor a ser realizado para uma pessoa dominada predominantemente pelo elemento fogo, será muito mais eficaz do que um feitiço que simplesmente ignora isto.

Como parte da natureza, os elementos também podem destruir e modificar tudo ao seu redor, por isto estão no pentagrama Wicca.

Hipócrates definiu as doenças das pessoas a partir de seus elementos (humores), sendo esta prática utilizada até hoje por muitos bruxos para tratar enfermidades. Cada elemento se altera ao longo do ano, o que torna o indivíduo mais propenso ou não a certas doenças.

OS ELEMENTOS NA WICCA



TERRA

Conectado ao Norte, este elemento é considerado feminino. A terra é fértil e estável, associada com a Deusa. O próprio planeta é uma bola de vida, e como a Roda do Ano gira, podemos assistir a todos os aspectos da vida acontecendo na Terra, como nascimento, vida, morte e finalmente, o renascimento.

A Terra gera alimento e abrigo, é estável, sólida, firme, cheio de força e resistência. Em correspondências de cores, tanto o verde quanto o marrom conectam ao elemento Terra. Nas leituras de tarô, a Terra está relacionada com ouros ou moedas.

AR

Ar é o elemento do Oriente, ligado à alma e ao sopro da vida. Se você está fazendo um trabalho relacionado com a comunicação, a sabedoria ou os poderes da mente, Ar é o elemento para se concentrar. O Ar leva embora os problemas, afugenta tormentas e leva pensamentos positivos para aqueles que estão longe. O Ar é associado com as cores amarelo e branco e se conecta a espadas no tarô.

FOGO

O fogo é uma purificação, é a energia masculina associada com o Sul e ligado a força de vontade e energia. O Fogo tanto cria como destrói e simboliza a fertilidade do Deus. O fogo pode curar ou causar dano, e pode trazer nova vida ou destruir o velho e desgastado. As cores do fogo são vermelho e laranja. Este elemento está associado às varinhas mágicas.

ÁGUA

  O elemento Água é uma energia feminina e altamente conectado com os aspectos da Deusa. Usado para cura, limpeza e purificação, este elemento está relacionado ao Ocidente e associado à paixão e a emoção. Em muitos caminhos espirituais, incluindo o catolicismo, consagra-se a água com sal e bênçãos, na Wicca a água é usada para invocações variadas e para desfazer algo (o bruxo deixa a água levar embora para longe).

Assim, o elemento Água purifica e separa na Wicca. Está associado à cor azul.

ESPÍRITO

O espírito é o ser humano, podendo ser o próprio bruxo ou outra pessoa para quem se direciona o feitiço. Utiliza-se para simbolizar o espírito, algo que pertença à pessoa ou ainda, algo que se queira muito. Por exemplo, se o bruxo que dinheiro, ele coloca moedas na ponta do pentagrama que simboliza o espírito e o direciona para si mesmo. Não há cor associada ao espírito.


Assista este interessante vídeo do nosso canal


DIGITE O QUE VOCÊ QUER SABER

.

.