Astrologia Egípcia





Tão misteriosa quanto precisa, a astrologia egípcia até hoje desperta grande interesse em estudiosos do mundo inteiro.

Os egípcios iniciaram os seus estudos astrológicos ainda durante a pré-história, no período pré-dinástico. No quinto milênio antes de Cristo. É possível que os círculos de pedra na Nabta Playa já faziam uso de alinhamentos astronômicos.

O calendário egípcio, mesmo no período pré-dinástico, já contava com 365 dias e a observação das estrelas era realizada diariamente pelos sacerdotes, isto era uma necessidade para marcar a data da inundação anual do Nilo. As pirâmides egípcias também foram cuidadosamente alinhadas de acordo com a estrela polar e o templo de Amon-Rá, em Karnak, também foi alinhado na nascente do sol do solstício de inverno.

Os sacerdotes (astrólogos) ao invés de apenas marcar datas festivas com o calendário, passaram a observar a Astronomia para marcar as horas de nascimento e os fenômenos que ocorriam naquele momento, como  as conjunções, fases e levantamentos do Sol, da Lua e dos planetas, para determinar as características de uma pessoa importante e que tipo de vida essa pessoa provavelmente teria.

Os egípcios começaram a perceber uma forte ligação entre a data e horário de nascimento com características determinantes da vida de cada indivíduo. Suas previsões eram tão corretas que ate hoje em dia são estudadas e utilizadas no mundo todo. Embora este tipo de ciência tenha sido vulgarizada e desacreditada pela sua popularização sem fundamentação teórica, ainda existem os verdadeiros estudiosos da astrologia egípcia que são capazes de prever situações futuras com base em seus complexos estudos astrais.

Os egípcios desenvolveram uma técnica de observação praticamente infalível, baseando-se em observação e análise de fatores físicos. Plantas já eram estudadas pelos egípcios, que sabiam, por exemplo, que colher azeitonas duarante a noite e durante um determinado período do ano, gerava um azeite mais suave e fino. Também observaram que animais nascidos em um determinado período do ano eram mais dóceis e por isso, mais propensos à domesticação.

Adaptaram estas observações ao homem e desenvolveram o que conhecemos hoje como mapa astral. Entretanto, a técnica egípcia é mais complexa que o mapa astral difundido no mundo, chegando a exigir de seu estudioso anos de dedicação.

Os egípcios, em seus estudos, desenvolveram uma verdadeira fixação pelas horas da noite, tanto que, nas tumbas dos faraós Ramsés VI e Ramsés IX há uma espécia de relógio lunar. Se uma pessoa se sentar no chão dentro das tumbas, ficará em uma posição onde a estrela polar se alinhará com o centro de sua cabeça e para cada dia do ano alinha-se uma estrela ao observador. É algo único e intrigante que os cientistas não conseguiram desvendar até hoje. A única coisa possível de determinar é que o relógio funciona!

O horóscopo como conhecemos iniciou-se com esta marcação de horas. Associando-se aos alinhamentos de estrelas (planetas) os egípcios começaram a traçar o mapa de cada indivíduo. Surgiu então o conceito de ascendente (ou signo) que era uma nomenclatura específica para um conjunto de dados coletados. Assim, os egípcios atribuíam um signo para uma pessoa que nascia em um determinado período e com base neste signo era possível saber as características mais básicas deste indivíduo. Os estudos, entretanto, eram muito complexos, pois cada ser humano é único para a astrologia egípcia e por isso, o signo não era o suficiente para dizer quem a pessoa era e que vida ela teria.

O primeiro livro sobre astrologia egípcia foi feito por Petosiris (alto sacerdote) e entregue ao faraó Nechepso. A única fonte ocidental destes escritos antigos é o livro de Ptolomeu (o Tetrabiblos) e o primeiro zodíaco encontrado no Egito é do primeiro século antes de Cristo, se chama Zodíaco de Dendera.

O zodíaco como conhecemos hoje, é uma fusão do antigo zodíaco egípcio, com crenças gregas e romanas.


SÍMBOLOS DA ASTROLOGIA EGÍPCIA ANTIGA
SIGNOS FARAÔNICOS


THOTH (29 agosto-27 setembro) 

Thoth é o Deus da sabedoria e da aprendizagem. Os nascidos sob este signo são inteligentes, capazes de pensar críticamente e resolver problemas complexos. São, porém, um pouco impacientes.

HORUS (28 setembro - 27 outubro) 

Horus é o Deus do céu. Os nascidos sob este signo são corajosos e enfrentam riscos. Eles são pró-ativos e auto-motivados, porém, são teimosos e às vezes impraticáveis.

WADGET (28 outubro - 26 novembro) 

Wadget é a Deusa da cobra real. Os nascidos sob este signo são racionais, cautelosos, meticulosos e de opinião forte. Têm uma tendência para o pessimismo e a desconfiança.

SEKHMET (27 novembro-26 dezembro) 

Sekhmet é a Deusa da guerra. Os nascidos sob este signo são otimistas e imaginativos, têm uma ampla gama de interesses e habilidades e são resistentes. Mas podem ter um temperamento difícil.

SPHINX (27 dezembro-25 janeiro) 

Sphinx é o guardião. Os nascidos sob este signo são pessoas sensíveis, adaptáveis e altamente disciplinadas. São pessoas geralmente rancorosas por trás de um exterior de perdão e tolerância.

SHU (26 janeiro - 24 fevereiro) 

Shu é o Deus do ar. Os nascidos sob este signo são criativos e conscientes. Geralmente são bem sucedidos mas estão sempre com medo do fracasso, o que os torna hesitantes.

ISIS (25 fevereiro - 26 março) 

Isis é a Deusa da disciplina. Os nascidos sob este signo são simples, confiantes e idealistas. Entretanto, são dispersos e se perdem em seus pensamentos.

OSIRIS (27 março - 25 abril) 

Osiris é o Deus do submundo. Os nascidos sob este signo são cheios de paradoxos emocionais e são mal compreendidos pelos outros por causa disso. São empreendedores mas fogem de responsabilidades.

AMUN (26 abril - 25 maio) 

Amun é o Deus da criação. Os nascidos sob este signo são de temperamento forte, corajosos e sábios. Eles podem ser bons líderes, mas podem ser muito intolerantes.

HATHOR (26 maio - 24 junho) 

Hathor é a Deusa do amor. Os nascidos sob este signo são emotivos, expressivos e encantadores. No entanto, estão propensos a picos emocionais de altos e baixos.

PHOENIX (25 junho - 24 julho) 

Phoenix é o pássaro de vida e ressurreição. Os nascidos sob este signo veem sempre a vida como rica em possibilidades, eles são otimistas e flexíveis. Isso pode levá-los a serem sonhadores e introvertidos.

ANUBIS (25 julho-28 agosto) 

Anúbis é o guardião do submundo. Os nascidos sob este signo são auto-confiantes e têm uma grande capacidade de controle e determinação. Eles são muito estáveis​​.


SIGNOS DA TRADICIONAL ASTROLOGIA EGÍPCIA




Nilo (1-07 janeiro, 19-28 junho, setembro 1-07, 18-26 novembro) 

Este é o único não Deus dos tradicionais sinais do zodíaco egípcio. O Nilo é o começo. As pessoas nascidas sob este signo são apaixonadas e impulsivas. Compatível com Amon-Ra e Seth. 

AMUN (08-21 janeiro, fevereiro 01-11) 

Amun é o Deus da criação. As pessoas nascidas sob o seu signo são otimistas, são líderes talentosos e têm boa intuição. Compatível com o Nilo e Horus. 

MUT (22-31 janeiro, 08-22 setembro) 

Consorte de Amon. As pessoas nascidas sob este signo são práticas e determinadas, dedicadas ao progresso e a tecnologia. Elas são rigorosas e pouco românticas. Compatível com Amon-Ra e Thoth. 

GEB (12-29 fevereiro, 20-31 agosto) 

Deus da terra. As pessoas nascidas sob este signo são diplomáticas e possuem tato para lidar com situações delicadas. São também sensíveis aos sentimentos e necessidades dos outros. Compatível com Seth e Horus. 

OSIRIS (01-10 março, novembro 27 - Dez 18) 

Osiris é o Deus do submundo. Ele é um símbolo de ressurreição. As pessoas nascidas sob o seu signo são bons com novos começos e têm grande intuição. São propensas a crises de melancolia profunda. Compatível com Ísis e Thoth. 

ISIS (11-31 março, outubro 18-29, 19-31 dezembro) 

Esposa de Osíris e símbolo do amor maternal. As pessoas nascidas sob este signo são governadas pelo amor. Têm sorte, são ambiciosas e enérgicas. São propensas a inquietação e sentem necessidade de mudanças constantemente. Compatível com Osiris e Thoth. 

THOTH (01-19 abril, 08-17 novembro) 

Thoth é o Deus do conhecimento e aprendizagem. As pessoas nascidas sob este signo são estudantes por toda a vida e estão sempre em busca de conhecimento, são pessoas muito pacientes. Compatível com Bastet e Isis. 

HORUS (20 abril - 7 maio, agosto 12 -19) 

Horus é Deus do céu e das estrelas. As pessoas nascidas sob este signo são naturalmente imaginativas. São também trabalhadoras e responsáveis. Compatível com Bastet e Geb. 

ANUBIS (8-27 maio, 29 junho - 13 julho) 

Anúbis é o guardião do submundo e dos mortos. As pessoas nascidas sob este signo são introvertidas e solitárias. Também são emotivas e sensíveis. Compatível com Bastet e Isis. 

SETH (28 maio - 18 junho, 28 setembro - 2 outubro) 

Seth é o Deus do caos. As pessoas nascidas sob este signo são muito ambiciosos e de temperamento difícil e não se dão bem com restrições. Têm um espírito rebelde. Compatível com Geb e do Nilo. 

BASTET (14-28 julho, setembro 23-27, 03-17 outubro) 

Bastet é a Deusa-gato do prazer. As pessoas nascidas sob este signo são charmosas e carismáticas e são bem sucedidas por causa disso. Compatível com Sekhmet e Horus. 

SEKHMET (29 julho-11 agosto, outubro 30 - novembro 7) 

Deusa leoa da guerra. As pessoas nascidas sob este signo tem altas expectativas de si e dos outros. São orgulhosos e estóicas (rígidas em seus princípios). Compatível com Bastet e Geb. 


Assista este interessante vídeo do nosso canal