As Bruxas e a Wicca





WICCA A RELIGIÃO DE MUITAS BRUXAS, MAS NÃO DE TODAS

A Wicca tem como crença básica a ideia de que bruxos têm da Divindade, do Deus e da Deusa, a crença na reverência pela terra; na reencarnação; na lei do retorno; na capacidade de praticar "magia"; e em espíritos de vários tipos. Muitas dessas crenças, se não todas, baseiam-se apenas no "bom senso". Não existem dogmas e nada  apenas da "fé" proposta por um clero implacável, com avisos de que é pecado não acreditar!( Retirado do livro "O Guia da Tradição Wicca para Bruxos Solitários" de Raymond Buckland)

Wicca é uma religião influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental que afirma a existência de magia e poder sobrenatural de ambas as divindades masculinas e femininas que são inerentes à natureza, e que enfatiza a observância ritual de ciclos sazonais e de vida.

A palavra "Wicca" foi derivado do wicce palavra anglo-saxão, o que significa ter sabedoria, ou ainda, de modo a dobrar ou a formar, como um vime de uma cesta. Wicca significa uma bruxa masculina, enquanto uma bruxa fêmea é chamada 'wicce'. Com o passar do tempo wicca tornou-se um símbolo para bruxas. Wicca para ambos os sexos, masculino e feminino

Inicialmente, a palavra wicca era evocada com associações sinistras, uma vez que os seguidores foram considerados adoradores de Satanás.

Mas esses equívocos e preconceitos estão gradualmente desaparecendo à medida que mais e mais pessoas estão tentando voltar às leis naturais da vida simples. Gerald Gardner, um funcionário público britânico, reviveu essa crença religiosa na década de 1950, depois que o governo britânico revogou as leis anti-feitiçaria.

Desde então, a Wicca tornou-se um movimento religioso popular e está ganhando força dia após dia. Os Wiccanos (como são chamados os adeptos desta religião) já são milhões e hoje na Inglaterra a wicca é considerada uma das religiões oficiais reconhecidas pelo Estado (ao lado do judaísmo, catolicismo, anglicanismo e protestantismo).

A religião wicca é muito forte nos países de língua inglesa, como Inglaterra, EUA e Austrália. A própra Constituição dos Estados Unidos reconhece a Wicca como uma religião de pleno direito e seus crentes têm todos os direitos e liberdade que são apreciados pelos seguidores de outras religiões.

Wicca é uma religião neo-pagã que é centrada em torno do amor pela natureza e seus elementos, principalmente terra, ar, fogo, água, sol, lua e assim por diante. Não faz adoração da natureza, mas a reverencia, e portanto, é orientada pela natureza. O amor pela natureza e o paganismo têm participação importante no movimento romântico da literatura Inglesa.

Os wiccanos fazem meditações e sermões em florestas, campos, próximo a riachos e em pedras. Eles ama Deus em sua forma feminina, ou Deusa mãe, pois ela é considerada muito mais próxima da Mãe Natureza. A Deusa Mãe, para um wiccano, é uma força onipresente e poderosa pois eles acreditam ser uma parte indivisível da natureza.

O princípio fundamental da Wicca é: "Desde que não prejudique ninguém, faça o que quiser." 

Esta ideia de liberdade é originária das bruxas antigas, elas simplesmente vivam livres, longe das obrigações do mundo cristão. Muitas escolhiam morar em florestas, para poderem cultuar livremente seus Deuses.

A essência wicca deste princípio é que você é livre para fazer qualquer coisa, desde que a sua vontade não modifique o caminho das outras pessoas, ou mesmo prejudique alguém.
Neste contexto, a Wicca aproxima-se da lei do Karma, pois os wiccanos acreditam que o mal que se pratica retorna a quem o praticou. Assim também é para o bem, pois se você pratica algo bom receberá um retorno.

Uma verdadeira bruxa jamais faria mal a um ser vivo ou destruiria a natureza, pois a wicca acredita que somos parte da natureza e destruí-la é destruir a si mesmo.

Há ainda, a famosa LEI DOS TRÊS que afirma que tudo o que fazemos ou enviamos, seja bom ou ruim, vai voltar para nós três vezes mais forte.

Esta lei desperta curiosidade e incompreensão em muitas pessoas, pois os não-bruxos acreditam que ela é uma mentira. Algumas pessoas questionam esta lei por causa das famosas maldições das bruxas. Como pode uma bruxa lançar uma maldição em alguém e continuar vivem bem, sem nada retornar a ela.

A verdadeiras bruxas jamais lançavam uma maldição em alguém, a menos que esse alguém a perseguisse ou fizesse um mal. Na verdade, por ser conhecedora das forças da natureza, a bruxa usa o mal que a própria pessoa fez para voltar três vezes mais forte para ela. Este é o segredo da maldição. A bruxa transforma-se em um espelho potente contra o mal e faz voltar o que a pessoa está fazendo contra ela.

Por isso é impossível para uma bruxa quebrar uma maldição, porque a energia não veio dela, foi apenas refletida.

Outro ponto importante a destacar é que é praticamente impossível saber que alguém é um bruxo ou bruxa. A wicca não usa talismãs identificadores (como os crucifixos, por exemplo). Algumas pessoas adotaram alguns símbolos como característica wicca, mas nenhum deles é universal e adotado por todas as bruxas

A Wicca é talvez a religião mais democrática do mundo, que representa o verdadeiro espírito de independência de uma pessoa moderna. É uma religião de alguém comum que permite mais liberdade agir ou cultuar. Não há padrões, hierarquia e regimes disciplinares. Esta religião não foi desenvolvida por sacerdotes, profetas e santos, mas pelos poetas, filósofos e artistas - os protagonistas ferozes da liberdade do espírito humano. Portanto, não há Bíblia, há alguns mandamentos, sem dogma e sem credo proibitivo.

Algumas bruxas reúnem-se para rituais, geralmente em pequenos grupos chamados covens, mas a grande maioria são bruxas solitárias. Elas celebram oito feriados (festivais) solares durante o ano conhecido como sabbats. Estes são os solstícios, equinócios e mais quatro dias. Além destes, há 13 festivais lunares chamados esbats observados nas noites de lua cheia. Essas 21 festividades também são chamadas de círculo de poder, mas não é obrigatório celebrá-los. Não há fixação em dogmas e regras.


Assista este interessante vídeo do nosso canal


.

.